Como administrar sua estética em momentos de crise
Apesar da crise afetar o comércio de produtos e demais setores da atividade econômica, o mercado de estética não foi tão abalado economicamente, como observado em outras áreas.
Felizmente, o ramo da beleza e estética continua crescendo a passos largos no país. A vaidade feminina e masculina alimenta um setor em ascensão, que movimenta mais de R$ 38 bilhões por ano no país, conforme a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).
De acordo com dados do Sebrae, entre os anos de 2010 e 2015, o cadastro de registros de microempreendedores individuais (MEIs) nesse setor teve aumento de 567%, passando de 72.309 para 482.455 em janeiro de 2016.
Para o ano de 2018, bons resultados foram previstos para o mercado de estética. A indústria deve movimentar em torno de 50 bilhões de reais, apenas no Brasil. O crescimento esperado para esse ano é entre 8 e 12%.
É um momento perfeito para expandir as clínicas de estética e faturar ainda mais com esse mercado, seja por meio da oferta de novos produtos e procedimentos de estética, ou quem sabe até a abertura de filiais. Neste artigo selecionamos dicas preciosas para você que tem dificuldades sobre como administrar sua estética em momentos de crise.
Apesar desse crescimento do mercado de beleza no País, os profissionais de estéticas e clínicas precisam estar atentos para o fator econômico não atrapalhar. Estratégias de administração e inovação tecnológica são fundamentais para o crescimento do negócio.
Devido à recessão econômica e declínio significativo na taxa de crescimento econômico no país, os empresários devem estar atentos ao decréscimo da atividade comercial. Como consequência desse período de queda do PIB (Produto Interno Bruto), o país pode enfrentar, entre outras consequências, um “efeito dominó”, onde a diminuição da disponibilidade de crédito pode acarretar na diminuição do consumo. E, consequentemente, da produção levando as empresas a não investir e produzir menos.
A manutenção de alguns fatores no momento de crise são extremamente importantes. Quer saber como administrar sua estética no momento de crise? Prossiga leitura.
Passos sobre como administrar sua estética em momentos de crise:
→ Manter atualização constante dos tratamentos estéticos, principalmente os inovadores. Estar atualizado e proporcionar os melhores tratamentos estéticos para suas clientes é fundamental. Cursos, especializações, seminários e congressos irão lhe auxiliar a oferecer os melhores procedimentos e/ou tratamentos para seu público. Não deixe de investir desse item!
→ Mantenha diversidade nos tratamentos, tenha sempre novidades. Ofereça pacotes complementares, por exemplo: tratamento para flacidez no rosto e colo juntamente com limpeza facial, criolipólise e drenagem linfática, tratamento para estrias e drenagem linfática, clareamento de pelos e depilação definitiva, radiofrequência e massagem relaxante, entre outros pacotes complementares. A diversidade dos pacotes pode variar de acordo com o público de cada clínica e tipo de procedimento. Nesse momento, utilize sua criatividade, tenho certeza que o sucesso virá em dobro!
→ Locação de equipamentos: sem dúvidas, uma das melhores dicas de como administrar sua estética em momentos de crise, e que apresenta alta rentabilidade. Procedimentos inovadores e a alta tecnologia apresentam um preço maior. Além do mais, os avanços tecnológicos são atualizados rapidamente. Se sua intenção é proporcionar os melhores tratamentos estéticos e equipamentos para suas clientes a locação é a melhor estratégia.
→ Investir um valor alto na compra de um equipamento pode não ser ideal, uma vez que, a lucratividade é mais demorada, além da inovação tecnológica que é atualizada a todo instante. Muitas clientes nossas relatam que as agendas de locação “salvaram” elas de fecharem sua clínica. A lucratividade rápida aliada à tecnologia de ponta são alguns dos benefícios que a locação de equipamentos proporciona.
Confira também nosso artigo sobre: alugar ou comprar equipamentos estéticos?
→ Aposte na qualidade do atendimento e equipamentos. Mostre para suas clientes a diferença entre os tratamentos existentes e explique porque o seu é diferente e mais eficaz. Utilize produtos e equipamentos de qualidade. Procure saber a procedência dos equipamentos, bem como, seu registro no órgão regulador (ANVISA). Tome cuidado na hora de “economizar”, muitas vezes a economia pode levar a perda da qualidade e consequentemente, ser perigosa.
→ A administração de sua empresa também é extremante importante. Procure ter um caixa “reserva” para emergência. Para muitos setores esse item pode parecer repetitivo, mas muitas empresas, clínicas, salões, entre outros estabelecimentos, não tem um caixa de emergência. Em momentos de insegurança econômica, essa estratégia pode evitar o fechamento do estabelecimento. Por este motivo, ficar atento as finanças de seu negócio é fundamental.
→ Cartão fidelidade. Faça um cartão para suas clientes, proporcione descontos através desse cartão. Faça convenio com outros estabelecimentos como, academias, salões de beleza, lojas….
→ E por último invista em marketing. Antigamente investir nesse item era um pouco caro, pois os setores da mídia como rádio, jornais e televisão apresentavam muitas vezes valores elevados. Hoje as redes sociais, e-mails, blogs, sites, entre outros, são estratégias de baixo ou nenhum custo e que apresentam grande impacto. Não investir em marketing pelo alto custo não é mais desculpa. Fique atento as possibilidades de marketing e procure utilizar aquelas que irão atingir seu público. Faça uma pesquisa e opte pelas propagandas mais eficazes.
https://exame.abril.com.br/negocios/dino/segundo-informacoes-mercado-de-estetica-segue-em-expansao/
As dicas mencionadas a cima são extremamente eficazes e tenho certeza que serão muito úteis para seu negócio. O momento de crise que o país atravessa proporcionará novas perspectivas e possibilidades para o povo brasileiro, e isso não é diferente no setor de estética, saúde e beleza.
Leia também um artigo sobre a história da depilação.