Como elevar o movimento de sua estética no fim do ano e pós festas?

Locação de Equipamentos Dermatológicos e Estéticos

Como elevar o movimento de sua estética no fim do ano e pós festas?

A venda de produtos, pacotes ou procedimentos nas estéticas podem variar de acordo com as datas comemorativas, estações do ano, sazonalidade ou com a mudança da moda. Neste artigo iremos te dar todas as dicas sobre como elevar o movimento de sua estética no fim do ano e pós festas

Mas a final o que é sazonalidade?

Sazonalidade vem da palavra sazonal, que quer dizer “algo temporário”, estação ou época, mais frequente em determinado período.

Em relação à prestação de serviços, a sazonalidade se refere a uma demanda sujeita a flutuações ou oscilações ao longo do ano. São momentos em que alguns produtos ou serviços são mais procurados do que outros.

Ou seja, um profissional de beleza deve saber como elevar o movimento de sua estética no fim do ano e pós festas, pois nesse período há uma queda drástica de clientes

De maneira geral, as flutuações apresentam diversas origens, dentre elas:

  • Climáticas (estações do ano);
  • Datas comemorativas (dias dos pais, mães, mês das noivas, crianças, namorados, festas juninas, natal, aniversário);
  • Eventos periódicos (Copa do Mundo, Olimpíadas, Festa do “município”, etc.);
  • Crises diversas (crise econômica, entre outras).

De acordo com o Guia de Planejamento Inteligente do SEBRAE se analisarmos minuciosamente, observaremos que todas as “flutuações” tem potencial de interferir na sazonalidade de um produto ou serviço. Esse resultado está diretamente relacionado com o faturamento da clínica ou empresa, onde o mesmo pode ser positivo ou negativo.

Quer saber mais sobre sazonalidade na estética e venda inteligente? Leia o arquivo:

https://bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/7ebbc5a89fcc19dc23b7b4c29f4e5306/$File/7295.pdf

Como já vimos, é essencial saber como elevar o movimento de sua estética no fim do ano/pós festasprincipalmente se você está iniciando o seu negócio. A especialista norte-americana Rachel Sprung lista cinco passos de um plano de marketing para as datas sazonais do comércio em geral, são eles:

  1. Desenvolva uma estratégia de campanha. Essa dica fornecerá estrutura necessária para que as adversidades das datas não pegue você de surpresa;
  2. Elabore seu marketing. Tanto para as datas clássicas quanto para aquelas mais de nicho. Fique atento: o verão pode não ser o único período mais importante para o seu público.
  3. Crie ofertas temáticas para datas comemorativas:

Fevereiro/Março: carnaval;

Março/abril: início do outono e alguns cuidados podem ser retomados;

Maio: mês das noivas, dia das mães;

Junho: dia dos namorados;

Agosto: dia dos pais;

Outubro: início da primavera e intensificação dos cuidados para o verão, outubro rosa;

Novembro: novembro azul;

Dezembro: natal e réveillon.

  • Construa um plano para as redes sociais. O comportamento online dos consumidores costuma mudar em períodos de festas, e é fundamental que sua clínica esteja preparada para isso;
  • Priorize sempre o prazer e a felicidade de seu cliente. Lembre-se de que as datas comemorativas costumam girar em torno de temas como “boas companhias”, “laços de amor” e “diversão”, e é isso que sua comunicação deve transmitir ao público.
  • Se preferir, leia o artigo da especialista Rachel na íntegra: https://blog.hubspot.com/marketing/steps-to-prepare-holiday-marketing-campaign-list

Como elevar o movimento de sua estética no fim do ano e pós festas, com equilíbrio financeiro:

Após as festas de final de ano, em janeiro, as clínicas passam por uma redução drástica no número de clientes. É um período de férias, porém, muitos gastos são previstos para esses meses iniciais do ano (janeiro e fevereiro), dentre eles: o próprio período de férias, gastos excessivos durante as festas de final de ano, gastos com material escolar, IPVA, IPTU, seguro, entre outros encargos.

Nossa experiência no mercado de estética à mais de cinco anos e o contato direto com as clínicas e centros de estética nos possibilita repassar um atendimento eficaz e com qualidade. A Vale Laser além de agregar tecnologia e novidades aos tratamentos estéticos, compila nesse artigo dicas que podem lhe auxiliar no período de “pós festas”.

Faça um planejamento do fluxo de caixa. Se sua movimentação financeira é influenciada pela sazonalidade, preste atenção! O grande segredo é organizar com cuidado as entradas e saídas do caixa, assumindo que um negócio sazonal possa prever uma receita maior durante um certo período.

Faça uma planilha das despesas mensais e deixe uma “reserva” para os meses com menor venda. Por exemplo: período pós-festas de final de ano. Desse mode conseguirá enfrentar todos os altos e baixos de sazonalidade na estética.

  • Faça um pacote “Detox Pós-festas” atrativo e venda antes do final do ano acabar. Você pode oferecer esse pacote através de um vale presente para as festas de final de ano, como por exemplo: amigo secreto ou festividades natalinas.
  • Invista no Carnaval. Muitas clientes querem estar com o corpo perfeito para essa data. Faça um pacote para o carnaval e já comece a oferece-lo e aplica-lo em dezembro e janeiro, para proporcionar resultados satisfatórios.
  • Monte estrategicamente um Pacote Familiar. Durante as férias dos filhos muitas mulheres descontinuam os tratamentos por não terem onde deixar as crianças. Então, proporcione facilidades para sua cliente, monte uma área infantil dentro da clínica ou se achar mais conveniente deixe uma pessoa responsável pela supervisão das crianças enquanto os pais fazem o tratamento.
  • Faça um pacote promocional. Para atrair clientes conhecidas ou até mesmo novas clientes, faça uma promoção. Destine algum procedimento pra isso e atraia mais clientes. Uma movimentação de pessoas sempre é importante para o negócio. Também repasse desconto para as clientes que usufruírem dos visibilidade ao seu negócio. Faça um coquetel de lançamento dos pacotes para suas clientes. Explique quais serão os procedimentos, bem como, seus resultados.

Com a proximidade do verão a corrida às clínicas de estética aumenta. Manter uma certa estabilidade no período pós-festas é essencial para a saúde de seu negócio!

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