Como organizar sua clínica de estética
Como organizar sua empresa no ramo da estética? Essa pergunta é essencial para se ter um ano produtivo, cheio de grandes realizações e muito sucesso.
Por isso, fique atento às últimas tendências do mercado. Quando você acha que está por dentro das últimas novidades surge uma nova técnica que transforma o mercado da estética.
Este ramo está em ascensão mundialmente e é bem possível que esse ritmo se mantenha nos próximos anos. Você vai precisará de um ótimo planejamento empresarial para se manter à frente da concorrência.
Agora é hora de se perguntar: como foi o ano anterior?
Para lhe ajudar a responder a essa pergunta mostraremos a seguir sobre a importância do planejamento empresarial.
Como organizar sua empresa no ramo da estética: passo a passo
O planejamento empresarial é um instrumento de gestão fundamental para simular o futuro e determinar os rumos da empresa no próximo ano.
O conceito de planejamento nada mais é que uma “previsão” do negócio. Uma vez que este tipo de nicho exige muitas mudanças e tomada de decisões com antecedência, é de extrema importância.
Observe que planejar as ações de uma empresa não é mais uma tarefa burocrática que está centrada à gráficos.Também é importante observar tabelas e números, como antigamente.
[box type=”info”] O empresário (a) moderno deve ser capaz de criar e estimular novas ideias a fim de solucionar os problemas de gestão.[/box]
Francisco M. Lacombe autor do livro “Teoria Geral da Administração” define o planejamento como um poderoso instrumento de intervenção. Baseado na realidade, cujo guia o desenvolvimento das ações.
Com isso, algumas etapas são necessárias para diagnosticar a situação da empresa e como planejar o plano de ações e monitoramento. Neste sentido, há basicamente três níveis de planejamento.
- Planejamento estratégico: é o planejamento centrado na missão e visão da empresa, que apresenta os objetivos centrais da organização, geralmente elaborado pelo proprietário ou gerência;
- Planejamento tático: é o plano que resulta da aplicabilidade dos objetivos e estratégias, determinando como utilizar os recursos para alcançar as metas de forma eficiente;
- Planejamento operacional: é o plano de ação em si, que prevê cronogramas, tarefas e alvos para cada área da empresa.
O planejamento anual é importante para preparar a empresa frente à qualquer situação. A combinação dos três níveis mencionados a cima tornam-se ferramentas fundamentais para preparar a empresa.
Qual é a importância do planejamento empresarial?
É simples. Para entender a importância do planejamento empresarial, basta olhar para as inúmeras transformações do mercado global.
O mercado sai da era industrial mecanizada e entra em uma era do conhecimento, mais dinâmica, multidisciplinar e hiperconectada.
Por este motivo nenhuma empresa é capaz de prosperar sem um bom plano. E para construir seu plano você precisa se inteirar das mais novas tendências do mercado:
- Digital Commerce: o comércio eletrônico brasileiro não para de crescer e registrou alta de 12,1% em 2018, segundo a pesquisa WebShoppers. Não fique de fora dessa estratégia, mantenha a mídia virtual de sua empresa sempre atualizada e de acordo com o seu público.
- Tendências do mercado: procure sempre estar atualizado, assim terá “tempo” para planejar suas ações de acordo com o mercado.
- Parcerias: faça parcerias multidisciplinares, ou seja, com outros profissionais da área da saúde e/ou beleza.
- Locação de equipamentos: as inovações dos tratamentos estéticos cresce a cada ano e a locação de equipamentos é a estratégia mais eficiente. Ela proporciona uma rentabilidade rápida e você pode oferecer o que há de mais novo no mercado
Gostou de saber mais sobre como organizar sua empresa no ramo da estética? Deixa um comentário! 😉
No próximo artigo falaremos sobre análise dos resultados e expectativa do cliente.
Leia também um artigo sobre como administrar sua estética em momentos de crise.