Desafios e oportunidades no mercado de estética e beleza
O mercado de estética e beleza vem, sem dúvida, na contramão da crise no Brasil. Segundo dados levantados pela ABIHPEC, nos últimos 5 anos o mercado cresceu em 567%, levando os profissionais da área de 72 mil para 480 mil.
Porém como em qualquer área de trabalho, a estética e a beleza trazem seus desafios. A amplitude é enorme, são diversas áreas de atuação e todas com uma concorrência forte.
Para entender melhor os desafios e as oportunidades que a beleza pode trazer continue lendo este artigo.
Desafios no mercado de estética
Para colher os benefícios, é preciso estar disposto a enfrentar os desafios.
Alta concorrência
Como já foi dito no começo, o cenário estético está em expansão e anualmente surgem diversos profissionais.
A concorrência que surge desse crescimento é uma via de mão dupla. O primeiro lado é que, todos procuram sobressair-se e trazer destaque para o seu negócio. O melhor caminho para isso é melhorar seus serviços. Trazer qualidade junto a uma boa experiência para o cliente, isso é fundamental para estar à frente.
Por outro lado, segundo dados do Sebrae, cerca de 500 mil estabelecimentos no setor de salão de beleza e clínicas de estética fecharam no Brasil em 2018. Este dados nos diz que lutar por um espaço na área é um grande desafio e para não ter problemas graves é preciso ter estrutura.
Padrões de qualidade elevados
É claro que nenhum trabalho deve ser feito sem qualidade, todo serviço e/ou produto deve estar atendendo as exigências do consumidor e até mesmo as ultrapassando.
Porém, no ramo da estética, os padrões devem ser elevados. Trabalhar com a beleza vai além do físico, é importante para o psicológico também. Por isso que, todos os tratamentos devem ser feitos com o máximo respeito e atenção.
É por isso que em dias de muito cansaço, deve-se evitar continuar a trabalhar. Um bom profissional precisa estar atento sempre, para que todos os procedimentos saiam com esmero.
Alto investimento
Para manter os altos padrões, é preciso investir em equipamentos e produtos de excelente qualidade. Isso, consequentemente, leva a um gasto maior.
Dinheiro é sempre um grande, senão o maior, desafio para quem está começando. Nas clínicas de estética, uma das maiores economias é o aluguel de equipamentos. Prática perfeita para manter os altos padrões de qualidade junto a redução de gastos.
Falamos mais sobre o aluguel de equipamentos estéticos aqui.
É preciso entender os investimentos e, principalmente, quais sãos as estratégias que você pode, e deve, adotar para conseguir economizar e mesmo assim manter a qualidade.
Oportunidades no mercado de estética
Sabendo dos principais desafios e estando preparado (a) para eles, é hora de conhecer as oportunidades e benefícios que o mercado estético traz.
É nítido que um mercado tão grande traz oportunidades incríveis. Sem mais delongas:
Diversidade nos segmentos
Como já citamos, no mercado de estética e beleza, segmentos não faltam. Salões de beleza, clínicas de estética, manicure e pedicure, spa, consultoria de beleza, etc. São infinitas possibilidades que deixam você à vontade ao escolher.
Alguns segmentos podem se unir a outros possibilitando uma expansão do seu negócio. Um exemplo, bem comum, são os salões de beleza que funcionam juntamente a pedicure e manicure. Uma prática possibilita a (o) cliente cortar e produzir os cabelos junto a manter os cuidados das unhas em dia, trazendo um conforto e facilidade.
Seguindo esse pensamento, conheça bem os segmentos, estude e se aprofunde no tema. Conhecimento técnico é indispensável para fazer um excelente trabalho, mas para sobreviver ao mercado é preciso ter o feeling e entender muito bem seu negócio. Só assim você trará ideias inovadoras para otimizar seu negócio da melhor maneira.
Alta demanda de público no mercado de estética
Um mercado só cresce por um único motivo, possui demanda. As pessoas querem o produto ou serviço que está sendo oferecido por este segmento.
No ramo de estética e beleza a procura é altíssima. O povo brasileiro, mesmo em épocas de crise nas quais precisam economizar um pouco mais, não deixam de investir na aparência.
Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) o brasileiro gasta mais com estética e beleza do que com comida.
Uma oportunidade incrível para quem está trabalhando ou quer entrar na área. Manter-se trabalhando o ano todo, sem grandes baixas ou com medo de crises e problemas no país é o sonho de qualquer um.
Clientes fiéis
Em um cenário geral quem é consumidor do mercado de estética e beleza tende a consumir com frequência. Raramente são os casos que a pessoa vai apenas uma vez, principalmente se o procedimento for bom e lhe trouxer ótimos resultados.
Cuidados com cabelos e unhas são, em alguns casos, semanais. Utilização de aparelhagem estética muitas vezes são mensais, então a volta é praticamente certa.
É claro que para garantir a volta do seu cliente é preciso trazer uma boa experiência, como explicamos no tópico dos Altos padrões de qualidade.
Conclusão
As áreas de beleza e estética são pratos cheios para trabalhar, abrir negócios e prosperar. Estude, entenda os principais desafios e esteja pronta (o) para superá-los.
Passando pelas dificuldades e tendo um objetivo claro, a chance de tudo dar certo são altíssimas. Foque no trabalho e confie na estética e na beleza.