Estratégias para avaliar a pele de seu paciente
Muitas vezes, para alguns profissionais do ramo da estética, é díficil. encontrar estratégias para avaliar a pele de seu paciente. A cosmetóloga Helena Rubinstein ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Helena_Rubinstein ) no início do século XX, classificou a pele em quatro categorias: normal, seca, mista e sensível.
Essa designação vem sendo utilizada desde então, porém não abrange todas as características da pele. Isso justifica porque um mesmo cosmético não serve para todos os tipos de pele.
A partir de muitos estudos e baseada nessa classificação a dermatologista Leslie Baumann, em 2006, traça o Sistema Baumann de Classificação de Tipos de Pele. Essa descrição classifica a pele em até 16 tipos, utilizando um somatório de quatro itens que devem ser avaliados pelo esteticista ou dermatologista: hidratação, sensibilidade, pigmentação e envelhecimento cutâneo.
Esse sistema vem sendo útil para o conhecimento da pele do cliente e proporciona recursos eficazes aos tratamentos estéticos. Essa avaliação passou a ser utilizada nos atendimentos faciais de dermatologistas e esteticistas pelo mundo todo.
http://www.moreirajr.com.br/revistas.asp?fase=r003&id_materia=3886
Por isso, neste artigo iremos explicar de forma detalhada, estratégias para avaliar a pele de seu paciente. Além disso, para facilitar seu atendimento aos clientes, vamos disponibilizar a descrição dos itens avaliados e um modelo de anamnese de Baumann.
Descrição dos itens a serem avaliados:
- a) Hidratação cutânea: nessa avaliação, a oleosidade da pele é avaliada em diversas situações, como: após lavagem do rosto, com a utilização de base maquiadora, em fotos, e também a presença de poros dilatados e obstruídos.
Uma pele pode ser chamada de oleosa (oily) quando há poros abertos e excesso de brilho frequentemente ou continuamente nas diversas situações, como as que foram citadas anteriormente.
Por outro lado a pele seca (dry) é observada quando se apresenta descamativa, craquelada (rachada), áspera, sem brilho e com sensação de estiramento.
- b) Sensibilidade da pele: neste momento avalia-se a tendência da pele a desenvolver sinais de sensibilidade, tais como:
- Vermelhidão;
- Acne;
- Prurido;
- Exposição a determinados produtos, como: maquiagem, filtro solar, produtos químicos, joias e/ou bijuterias, após ingestão de bebidas alcoólicas, alimentos quentes e condimentados ou se há algum diagnóstico anterior de rosácea e dermatite.
A partir dessa avaliação a pele pode ser classificada como sensível (sensitive) se apresentar casos de sensibilidade, e resistente (resistant) se não apresentar sinais de sensibilidade, como os que foram descritos anteriormente.
- c) Pigmentação da pele: pode ser classificada como pigmentada (pigmented) caso o paciente apresente manchas escurecidas após lesão, exposição solar, uso de hormônios no período pós-gestacional ou por tendência familiar. Deve-se observar também a resposta da pele em relação à sua coloração após exposição solar e tonalidade dos cabelos (peles e cabelos mais escuros tendem a desenvolver uma pele mais pigmentada).
A outra classificação utilizada é não pigmentada (non-pigmented), que se refere à presença de poucas manchas ou nenhuma. Estes pacientes não apresentam diagnóstico anterior de melasma ou melanoma (incluindo-se parentes). Geralmente esse tipo de classificação está associado a cabelos e peles mais claras, e é uma das melhores estratégias para avaliar a pele de seu paciente, confira:
- d) Envelhecimento cutâneo: o último item de avalição corresponde a variados fatores, como o tom de pele, a aparência relacionada à idade do paciente e de seus familiares mais velhos, exposição ao sol e poluição durante a vida, estilo de vida, tabagismo, alimetação e o uso de cosméticos.
Nesta avaliação considera-se pele firme (tight) quando o sujeito e familiares mostram ter exatamente a idade cronológica ou ser mais jovens. Essa classificação está associada a tons escuros de pele, uso de cosméticos reparadores, estilo de vida saudável, alimetação rica em frutas, legumes e verduras, e pricipalmente, com esporádicas ou raras exposições ao sol ao longo da vida.
A pele enrugada (wrinkled), diferentemente da firme, mostra uma aprência de idade cronológica maior para o sujeito e seus familiares. Este tipo de pele está associado a tons claros, etnias caucasianas, relevante histórioco de exposição solar, alimentação pobre, poluição e tabagismo (mesmo que passivo).
Após a avaliação criteriosa desses quatros itens e do somatório das respostas obtidas o esteticista terá condições de fazer uma anamnese fundamentada no “Sistema Baumann de Classificação de Tipos de Pele”.
A médica americana Leslie Baumann, chefe do Centro de Dermatologia Cosmética da Universidade de Miami, depois de estudar 1400 pacientes durante oito anos, catalogou a pele humana em 16 categorias, os parâmetros que formam a base do Tipo de Pele Baumann (BST – Baumann Skin Type) são:
- Oleosa, sensível, não pigmentada e propensa a rugas;
- Oleosa, sensível, não pigmentada e firme;
- Oleosa, sensível, pigmentada e propensa a rugas;
- Oleosa, sensível, pigmentada e firme;
- Oleosa, resistente, pigmentada e propensa a rugas;
- Oleosa, resistente, pigmentada e firme;
- Oleosa, resistente, não pigmentada e propensa a rugas;
- Oleosa, resistente, não pigmentada e firme;
- Seca, sensível, pigmentada e propensa a rugas;
- Seca, sensível, pigmentada e firme;
- Seca, sensível, não pigmentada e propensa a rugas;
- Seca, sensível, não pigmentada e firme;
- Seca, resistente, pigmentada e propensa a rugas;
- Seca, resistente, pigmentada e firme;
- Seca, resistente, não pigmentada e propensa a rugas;
- Seca, resistente, não pigmentada e firme.
Estratégias para avaliar a pele de seu paciente de forma detalhada
Veja a seguir outras estratégias para avaliar a pele de seu paciente: características mais detalhadas de cada um destes tipos de pele são mostradas na Tabela abaixo:
Tipos de pele | Características dos tipos de pele |
1) Oleosa, sensível, não pigmentada e propensa a rugas; | É avermelhada com poros abertos, queima em lugar de bronzear, propensão a rugas precoces. |
2) Oleosa, sensível, não pigmentada e firme; | Ruboriza fácil, veias aparentes no rosto, manchas vermelhas que descascam, sobretudo em torno do nariz, rugas após os 40 anos. |
3) Oleosa, sensível, pigmentada e propensa a rugas; | Bronzeia fácil, depois surgem manchas marrons ou esbranquiçadas, acne e dermatites, as primeiras rugas surgem por volta dos 20 anos. |
4) Oleosa, sensível, pigmentada e firme; | Alta incidência de acne, geralmente acompanhada de inflamações, propensão a alergias, e nas pessoas claras, sardas e manchas de sol. |
5) Oleosa, resistente, pigmentada e propensa a rugas; | Aparência lustrosa, com poros largos e rara ocorrência de acne. |
6) Oleosa, resistente, pigmentada e firme; | Face brilhante, poucas rugas e acne, mais comum em negros, em pele clara maior incidência de sardas e manchas. |
7) Oleosa, resistente, não pigmentada e propensa a rugas; | Brilho moderado na face, poucas acnes e rugas precoces. |
8) Oleosa, resistente, não pigmentada e firme; | Manchas, vermelhidão ou ressecamento são raros, dificilmente se bronzeia. |
9) Seca, sensível, pigmentada e propensa a rugas; | Uma das peles mais problemáticas, muito fina e seca, apresenta irritações, vermelhidão e descama com frequência, arranhões e cortes resultam em cicatrizes. |
10) Seca, sensível, pigmentada e firme; | Sujeita a eczemas, dermatites e descamações, manchas ásperas e grossas no rosto e no pescoço, ressecamento nas mãos, pálpebras escuras. |
11) Seca, sensível, não pigmentada e propensa a rugas; | Ressecada, avermelhada, áspera e sem brilho, acne moderada, vasos aparentes na face e rugas precoces. |
12) Seca, sensível, não pigmentada e firme; | Seca, com descamações, vermelhidão e coceiras, muito alérgicas e com espinhas ocasionais. |
13) Seca, resistente, pigmentada e propensa a rugas; | Sem acne, alergias, irritações ou rugas até os 40 anos, fácil de bronzear. |
14) Seca, resistente, pigmentada e firme; | Seca, com descamações no rosto e no pescoço, áspera nos joelhos e cotovelos, sardas ou manchas de sol. |
15) Seca, resistente, não pigmentada e propensa a rugas; | Pele bem clara, típica do Norte da Europa, delicada e sem sardas ou manchas. |
16) Seca, resistente, não pigmentada e firme. | Pele típica de loiros ou morenos claros, não bronzeia. |
Agora que você já descobriu todas as estratégias para avaliar a pele de seu paciente, ficará mais fácil a análise de cada um deles.
Após a avaliação, é possível determinar os cosméticos que devem ser utilizados e tratamentos estéticos para cada tipo de pele. Gostou? Deixe seu comentário.
Leia também um artigo sobre como atrair mais clientes em sua clínica de estética.
Referência: Baumann, L. Pele Saudável. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.