Mercado da estética: saiba sobre como montar sua clínica
O mercado da estética é o que mais cresce no Brasil, mesmo com a crise. Em 5 anos obteve um aumento de 567%. Sendo assim, muitos profissionais da área sonham em montar sua própria clínica de estética.
Não há nada melhor que ser dono (a) do próprio nariz, não é mesmo? Mas antes de inaugurar sua clínica é preciso ter um conhecimento do mercado e de seus desafios.
Seu planejamento empresarial precisa estar impecável para que tudo dê certo, por isso separamos alguns tópicos para seguir.
Como montar um clínica de estética
Entenda o mercado estético
É fundamental para um empreendedor (a) entender o mercado no qual está entrando. O ramo da estética possui diversas ramificações, que vão desde pintar as unhas até grandes equipamentos de lipoaspiração, por exemplo.
É exatamente por todas essas ramificações que você precisa estar atento e saber exatamente onde irá investir seu dinheiro. Por isso entenda o mercado, você pode ler mais sobre clicando aqui.
E, sem sombra de dúvidas, faça aquilo que gosta e que tenha estudado para fazer, assim seu trabalho irá ter qualidade e as chances de prosperar são muito maiores.
Localização da clínica
Uma boa localização é fundamental para que qualquer negócio tenha sucesso. Por isso faça um estudo de região em sua cidade, mas já tenha qual será seu público-alvo em mente.
Conheça onde estão os principais pontos da cidade. Itens como, fácil acesso, segurança, uma grande movimentação de pessoas para que traga visibilidade para seu comércio, são alicerces para este item.
Caso a sua clínica for algo muito segmentado, poderá procurar lugares onde possa fazer parcerias para que seus clientes tenham tudo e todos os tipos de tratamentos.
Shoppings também podem ser ótimos, porém é preciso ver se todo o custo compensa, afinal estamos falando de um comércio em iniciante.
Conheça seu público-alvo
Como dissemos anteriormente, saber quem é seu público-alvo é fundamental para obter sucesso. Saber quem são as pessoas que tem um potencial interesse no seu segmento é o que deixará sua estratégia de divulgação mais assertiva, consequentemente, trazendo mais vendas.
Por isso faça uma pesquisa, descubra qual é a principal “dor” do seu público. Saber onde você deve atacar é o que trará grandes resultados. Então faça pesquisa de campo, vá para a rua e principalmente, utiliza muito bem da suas redes sociais.
Conheça sua concorrência também
Conhecer seus clientes é algo incrível, faz com que você fique próximo a ele e consiga trazer sempre um melhor trabalho. Mas, conhecer a sua concorrência é tão importante quanto.
Saber dos erros e acertos da concorrência faz com que seu negócio seja sempre o melhor. Como o mercado estético é muito grande, sua concorrência sempre será um poço de informações para você. O que eles erram você faz o oposto, já os acertos você melhora.
Aproveite as redes sociais e a internet para pesquisar sobre.
Saiba das norma sanitárias
A ANVISA é órgão que regulamenta as clínicas de estética e você precisa saber de suas normas e estar em dia com todas elas. Por isso providencie sua legalização e mantenha tudo em ordem nas vistorias. É muito importante, não só pela lei, mas também por segurança e claro, higiene.
Por isso, pense na segurança e bem estar do seus pacientes. Informe-se sobre todas as normas, siga a risca e o principal, esteja autenticado.
Obtenha todas as licenças
Agora que você está regulamentado pela Vigilância sanitária e, é preciso de outras, e de mesma importância, licenças. O CRM (Conselho Regional de Medicina) também é responsável por emitir licenças de funcionamento para clínicas de estética. Lembrando que não é necessário ser médico para abrir uma clínica mas é preciso ter um responsável técnico da área da saúde para que a licença no conselho seja ativa.
E como todo estabelecimento é preciso ter alvarás da Prefeitura da sua cidade e dos Corpo de Bombeiros.
Tenha sempre a melhor tecnologia
Para estar bem estruturado no mercado é preciso aliar-se com a tecnologia, e na estética não é diferente. Tenha sempre os melhores equipamentos, assim seu trabalho será o melhor e mais eficiente.
Sabemos que o maquinário estético é realmente caro, mantê-lo atualizado é ainda mais. Por isso a melhor maneira de resolver essa situação é investir no aluguel de equipamentos estéticos.
Ter uma empresa parceira que disponibiliza as melhores, atualizadas e modernas máquinas, será fundamental para a sua clínica.
Conclusão
É claro que os caminhos de um empreendedor (a) são totalmente variáveis. E é exatamente por isso que não colocamos valores neste artigo. Existe uma média que, uma pessoa gasta cerca de R$ 200.000,00 para montar uma clínica de estética, mas tudo depende do tamanho do seu sonho e dos recursos que se tem para começar.
Mas essas dicas são fundamentais para você ter uma direção e saber como dar os primeiros passos.
Não é um caminho fácil, empreender no Brasil é um desafio, mas vale a pena cada segundo.