Mercado estético: saiba os segredos para ter sucesso na profissão
O caminho do sucesso não é algo único. As pessoas têm vidas diferentes e situações que irão mudar totalmente sua caminha em busca da vitória. Mas como profissionais do mercado estético, nós podemos ajudar você a ter uma direção em busca do triunfo.
Por isso nós separamos, em alguns tópicos, algumas dicas que farão você melhorar no mundo da estética.
Construa relacionamentos no mercado estético
Antes de qualquer argumento técnico, estudo, maquinário, temos que entender que somos pessoas. Ter um bom relacionamento com todos que cercam seu meio profissional é fundamental para obter sucesso.
Bons relacionamentos com os clientes faz com que eles voltem e se sintam bem em seu espaço e com o trabalho que você faz.
Uma convivência agradável com seus colaboradores, traz alegria ao trabalho deles, e todos nós sabemos que quando fazemos o que gostamos nunca é um trabalho, é um prazer.
Momentos difíceis virão, isso é comum, erros também acontecem, mas lembre-se sempre de manter os bons relacionamentos.
Priorize a qualidade no mercado estético
Uma ideia pode mudar o mundo, assim como uma empresa também pode, mas para isso acontecer é preciso ter qualidade. Mesmo nos detalhes é preciso agregar valor.
Então pense nos uniformes, no atendimento, na postura de todos os profissionais que trabalham junto a você. Cada detalhe importa.
E, claro, pense na qualidade do seu trabalho. Coloque em prática todos os anos de estudo e experiência que possui, para trazer sempre os melhores benefícios ao paciente.
No mercado da estética qualidade também pode ser sinônimo de equipamentos. Invista sempre nos melhores, mas não ache que precisa comprar todas o maquinário, o aluguel de máquinas de estética é uma estratégia incrível para você que deseja sempre ter sempre o melhor.
Use a ciência no mercado estético
Estética não é algo simples, é uma ciência. Existem estudos sobre todas as áreas possíveis relacionadas a beleza. E nós não temos dúvidas que você estudou muito para chegar onde está neste momento.
Por isso, use argumentos científicos. Demonstre seu conhecimento, isso transmite segurança para seu paciente, ele entenderá melhor o que o procedimento faz e quais serão os resultados ao final da operação.
Transmitir firmeza e sabedoria é fundamental nos métodos estéticos.
Trabalhe sua criatividade
O termo criatividade pode estar associado muito as profissões ligadas à arte, música, publicidade, etc. De fato não está errado quando se diz que essas profissões necessitam engenhosidade, mas não únicas.
Existe inovação em todas as áreas do conhecimento, se não fosse a criatividade dos engenheiros não teríamos prédios incríveis para admirar, se não fosse a criatividade dos médicos não teríamos curas para as doenças, dentre outros exemplos.
Por isso traga criatividade para a estética. Se você acha que não é uma pessoa criativa lembre-se, criatividade não é um dom, ela é trabalhada.
Faça uma boa avaliação
A avaliação é, no geral, o primeiro contato com o cliente. É ali que você descobre quais os motivos da pessoa estar ali, e é preciso trabalhar essa fase.
É hora de passar seus conhecimentos técnicos e explicar como funcionam os procedimentos e também é o momento perfeito de melhorar o relacionamento. Como já falamos nesse artigo, relacionamento é uma das chaves para o sucesso dentro do mundo da estética, e a primeira impressão é a que fica.
Por isso, na hora da avaliação, saia das perguntas fechadas, descubra mais sobre a pessoa que está sentada à sua frente. Dentro dessa conversa, você pode transmitir seu conhecimento científico e recomendar novas técnicas e oferecer novos serviços.
Pessoas que atingiram o sucesso, aproveitaram as oportunidades. Aproveite as suas.
Faça um bom Marketing
Se você chegou até aqui e sentiu que está fazendo tudo certo, aqui vai uma pergunta. Como está seu Marketing? Seja ele pessoal ou da sua própria clínica.
Não basta termos os itens acima se não formos vistos. Fazer uma boa divulgação do seu trabalho é quase como ter uma vitrine em uma avenida muito movimentada. Utilizando esse exemplo, para uma pessoa entrar na loja a vitrine precisa estar chamativa, precisa agregar valor, e é isso que sua publicidade precisa fazer.
Por isso, trabalhe seu marketing de forma segmentada, mirando no seu público-alvo. Não é uma questão de valores, R$ 10.000,00 podem ser jogados fora se não forem bem trabalhados.
Caso a sua clínica não comporte uma área de publicidade, converse com as agências e faça sua marca cair de cabeça no marketing digital.
Conclusão
Como dissemos no início do texto, o caminho para o sucesso é algo muito relativo e cada pessoa fará um. Mas ouvir quem está a mais tempo em um mercado tão concorrido é sempre muito importante.
Uma última dica é, quando você estiver em um patamar alto, ensine quem estiver começando. Ensinando nós aprendemos muito e trazemos uma melhor qualidade ao mundo da estética.