Planejamento para esteticistas em 2019
Esteticista, o que você espera para 2019?
Antes de iniciar seu planejamento empresarial para 2019, você precisa realizar um diagnóstico completo de 2018.
Então,
- Como analisar os resultados de 2018?
- Como planejar seu negócio para 2019?
Quer saber mais? Prossiga leitura.
Planejamento para esteticistas: Análise dos resultados de 2018
O diagnóstico de 2018 é como se fosse um check-up da sua empresa, que permite visualizar os problemas enfrentados e avanços em relação às metas estabelecidas.
Logo, é o momento de se debruçar sobre o seu planejamento de 2017 e verificar quais objetivos foram cumpridos, que ficaram no meio do caminho e quais se tornaram ainda mais distantes.
Para lhe auxiliar nesse processo o Modelo de Excelência da Gestão lançado pela Fundação Nacional da Qualidade em 2016, ajuda empresas brasileiras a melhorarem sua gestão para gerar mais valor.
Para lhe auxiliar a analisar sua estética com mais profundidade, esse modelo utiliza os seguintes critérios:
- Aprendizado organizacional e inovação: diz respeito à capacidade da empresa em inovar e propor novas soluções para o mercado, além do nível de criatividade que o ambiente encoraja;
- Compromisso com as partes interessadas: gerenciamento das relações com clientes, colaboradores, fornecedores, parceiros, investidores e outros públicos;
- Aprendizado organizacional e inovação: diz respeito à capacidade da empresa em inovar e propor novas soluções para o mercado, além do nível de criatividade que o ambiente encoraja;
- Adaptabilidade: capacidade de mudar de acordo com as transformações do mercado.
Agora você já é capaz de coletar os dados do ano anterior, faça isso, e verifique como sua estética se comportou no ano de 2018.
Como planejar seu negócio para 2019?
Faça o diagnóstico do ano anterior, assim como citado no texto anteriormente. Outra estratégia que pode ser útil nesse processo é identificar o que pode ser melhorado através das seguintes perguntas:
- Os objetivos traçados (ou alguns deles) foram atingidos?
- Os resultados alcançados foram satisfatórios?
- Como foi o desempenho da equipe ao longo do ano?
- A relação com o cliente e o mercado foi boa ou precisa melhorar?
- O que faria diferente?
Resposta as questões com honestidade, sem buscar desculpas para justificar eventuais erros. Reparar o erro é possível, basta que ele seja corajosamente encarado.
3 Passos são importantes de um planejamento para esteticistas:
- Defina seus objetivos: a partir da avaliação do ano anterior e possíveis vulnerabilidades você está apto para traçar novas metas. Porém trace apenas o que poderá ser executado até o mês de dezembro de 2019.
Exemplo de metas que podem ser estabelecidas:
– Aumentar a quantidade de clientes ativos;
– Incrementar o faturamento em 30%;
– Se possível, expandir a clínica;
– Lançar um novo produto ou serviço;
– Redução das despesas em 15%;
– Liquidar empréstimos e financiamentos e não contrair novos.
- Antecipe as tendências do mercado: com a avaliação de seu desempenho no ano anterior, você já sabe onde errou e o que acertou. Também já está ciente sobre os pontos em que a concorrência é mais forte. Então, faça uma projeção para o ano de 2019, inclua fatores externos como a economia, sazonalidade e evite empréstimos.
- Elaboreum orçamento: inclua a previsão das despesas ao longo do ano e um capital de giro.
Sem dúvidas, este planejamento para esteticistas irá guiar o seu negócio de forma que ele sempre evolua. No próximo artigo discutiremos sobre as metas da empresa, individual e em equipe.
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