Qual é a melhor estratégia para vender tratamentos estéticos?
Se você observar a maioria do tipo de clientes que procuram a sua estética buscam reduzir medidas, eliminar celulite, retirar manchas da pele, melhorar o aspecto da pele, rejuvenescer, e naturalmente ficarem mais bonitas. Então, qual seria a melhor estratégia para vender tratamentos estéticos?
Como esteticistas e “vendedores” nosso principal papel não é explicar a tecnologia de um tratamento, mas sim mostrar de que forma ele pode resolver o “problema” da cliente. Esse comportamento faz toda a diferença e torna o serviço muito mais atrativo as consumidoras.
Muitas vezes as clientes mostram dúvidas sobre os tratamentos, como redução de medidas por exemplo, mas de maneira geral o que ela quer saber é como determinada tecnologia vai resolver seu problema e o papel do “esteticista/vendedor” é justamente informá-la sobre isso.
[box type=”warning”] Não recomenda-se já chegar explicando sobre questões técnicas ou sobre as máquinas aos clientes, essa conduta afasta os consumidores e consequentemente fica mais difícil de concretizar uma venda.[/box]
Outro item considerado uma das melhores estratégias para vender tratamentos estéticos é passar tranquilidade e segurança para o cliente. Ele precisa se sentir acolhido, que você entende a questão dele e sabe como resolvê-la.
O know how técnico do serviço é muito importante, no entanto, esse tipo de comunicação dentro de um contexto de vendas deve ser exposto de forma secundária e de acordo com a demanda e interesse de cada cliente. A maioria das clientes, acredite, só quer ficar mais bonita e não ter uma aula sobre tratamentos estéticos.
Relacionamento e transparência
Um primeiro item e muito importante é não vender milagres. Seja sincero com suas clientes e informe os reais benefícios do tratamento.
Quando possível faça um contrato e deixe claro os potencias resultados, inevitavelmente, os tratamentos estéticos carregam expectativas muito exageradas e que não condizem com a realidade, na maioria das vezes.
Outro item que pontua muito é o sorriso no rosto e a simpatia. Todas as pessoas querem ser bem tratadas, não é mesmo? Essa dica é valiosa para qualquer tipo de venda, porém no mercado da estética o bem estar fica em evidência e o cliente precisa se sentir bem e acolhido ao mesmo tempo.
Durante a venda dos procedimentos os questionamentos e informações sempre devem ser repassados com base no problema do (a) cliente, sempre auxiliando-o a compreender os reais benefícios do tratamento escolhido. Mesmo que a (o) possível cliente procure a estética apenas para pesquisar sobre os tratamentos, aproveite a oportunidade para armazenar seus dados e assim criar um relacionamento que pode vir a vender futuramente.
Estratégias de vendas são muito utilizadas no mercado em geral. Logo a baixo descreveremos cinco dicas que vão alavancar suas vendas no ramo da estética.
A melhor estratégia para vender tratamentos estéticos: 5 dicas para impulsionar o faturamento.
1. Aumente a oferta de produtos e serviços: procure levar novidades para suas clientes, tudo que é novo é mais atrativo e chama a atenção dos consumidores. Aumentar o número de oferta é uma estratégia que consequentemente eleva o número de vendas do negócio. Não deixe de fazer uma pesquisa para saber quais produtos e/ou serviços o seu público está procurando naquele momento, e teste a viabilidade de realmente oferecer esses serviços.
2. Aproveite a oportunidade de venda: em todo e qualquer setor de vendas uma estratégia muito utilizada é saber o momento certo para fazer boas ofertas. Aproveite datas, estações do ano ou até mesmo feriados para oferecer serviços e/ou produtos que estejam associados a esses momentos.
3. Tenha uma equipe capacitada: o sucesso do negócio está na oferta de tratamentos e/ou procedimentos com qualidade e isso reflete diretamente nas vendas. Invista nesse item para o ano de 2019. Disponibilize também treinamentos sobre como vender sem parecer invasivo demais, ou qualquer outro curso que ensine sobre como disponibilizar um atendimento com qualidade para que os clientes sintam-se satisfeitos.
4. Não perda o vínculo com a cliente no pós compra: não fique distante de sua cliente, mesmo já tendo finalizado o processo de venda para ela. Esse contato é fundamental e proporciona uma maior fidelização. A propaganda digital é a alma do negócio, campanhas de e-mail-marketing ou em blogs, sites e redes sociais faz com que suas estratégias estejam sempre ao alcance da cliente.
Se você ainda não utiliza essa estratégia de venda está mais do que na hora de aplicá-la em sua estética. Assim você mantém contato com seus clientes, pode oferecer novas ofertas e garantir vendas no futuro. Essa relação permite manter um contato constante com seus usuários e você terá a chance de receber feedbacks que seguramente vão lhe ajudar a fazer melhorias ou até mesmo modificar o que não está dando retorno em sua clínica.
5. Ofereça serviços Home Care: faça seu diferencial e se destaque dos demais. Muitas pessoas não conseguem ir até a clínica de estética devido ao trabalho e até mesmo a correria do dia a dia. Uma dica para vender mais em sua clínica de estética é oferecer produtos e/ou serviços Home Care, assim seus clientes não terão que se deslocar até seu estabelecimento para adquirir alguns de seus serviços.
Claro, os procedimentos estéticos demandam equipamentos e estrutura adequada para serem realizados, mas algumas atividades podem ser realizadas Home Care, como manicure, pedicure, massagens relaxantes ou até mesmo uma drenagem linfática manual. Com essa estratégia você fatura mais, mantém sua marca ativa no mercado e ainda pode estar oferecendo tratamentos estéticos em sua clínica futuramente.
[box type=”info”] As dicas trazidas nesse artigo não vão só aumentar o fluxo de vendas de sua clínica, como também aumentar o faturamento e a propaganda de seu negócio. [/box]
Agora que você ficou por dentro sobre a melhor estratégia para vender tratamentos estéticos, leia também nosso artigo sobre tecnologia aliada ao mercado da estética.