Radiofrequência Estética: o que é, como funciona e onde pode ser aplicada
Uma das dúvidas mais recorrentes no ramo da estética é sobre a radiofrequência estética. Sendo vista em diversos tipos de equipamentos para os mais variados tratamentos a radiofrequência é sem dúvida uma inovação.
Este artigo será para você entender como a radiofrequência estética é importante no ramo e como ela pode mudar sua vida.
Antes de saber onde ela é aplicada é preciso saber o que é realmente radiofrequência, então sem mais delongas.
O que é radiofrequência?
A radiofrequência é nada mais nada menos do que radiações eletromagnéticas.
Sendo utilizada pela primeira vez no século XIX pelo físico francês Jacques-Arsène D’Ansorval a radiofrequência foi sendo cada vez mais aperfeiçoada, transformando-se no que nós conhecemos atualmente.
Agindo através da geração de calor no tecido abaixo da pele, a radiofrequência induz a produção de novas fibras de colágeno – proteína indispensável no nosso corpo responsável pelo rejuvenescimento da pele, unhas e cabelos além de fortalecer as articulações.
Para funcionar o aparelho emite correntes de alta frequência, que vão de 1560 a 2000 kHzjunto a tensão que vai de 30.000 a 40.000 Volts.
Além da energização a temperatura também é elevada indo de 39 ºC a 42 ºC – sendo ela um dos fatores principais para a técnica funcionar .
O aumento da temperatura faz com que a musculatura da área tratada se contraia e aumente a produção de colágeno existente nela. O aumento da produção da proteína e da elastina traz maior sustentação e firmeza para a pele.
Além disso a elevação de temperatura rompe a membrana das células de gordura, reduzindo assim a famosa gordurinha localizada. Mas tudo isso a gente vai falar já já para você.
Quais os tratamentos feitos através da radiofrequência?
Sendo uma técnica não invasiva e muito completa a radiofrequência pode ser utilizada em diversos tipos de tratamentos.
Começando pelo pesadelo do público feminino:
Radiofrequência contra celulite
Sendo o nome popular para lipodistrofia ginoide a celulite é nada mais que um depósito de gordura sob a pele.
Ela é extremamente indesejada porém afeta cerca de 95% das mulheres, pós puberdade – segunda a SBD, Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Para tratá-las a radiofrequência afeta diretamente nos pilares causadores da celulites, a gordura localizada e a má circulação do sangue.
O calor profundo causado pelo aparelho causa a dilatação dos vasos sanguíneos melhorando a circulação do sangue e melhora o metabolismo, ocasionando na queima da gordura localizada.
A aparência da pele fica maravilhosa devido a corrente de alta frequência emitida pelo aparelho que acaba gerando a remodelação da fibra de colágeno. Uma pele mais jovial e sem celulites.
E o melhor, sem nenhuma dor. O tratamento é totalmente indolor, trazendo apenas a sensação de calor para a pele.
Radiofrequência e o colágeno
A função do colágeno é dar firmeza a cartilagens e a pele. Para você sentir essa proteína é só apertar seu nariz e/ou orelhas. As cartilagens de ambos são produzidas a base colágeno e apesar de serem maleáveis, são extremamente resistentes.
As radiações eletromagnéticas produzidas pela radiofrequência fazem com que a produção de colágeno aumente na área tratada. Com esse aumento a pele fica mais jovial, mais firme e com maior sustentação. Trazendo benefícios como:
- Acabar com as rugas e linhas de expressão;
- Melhorar o contorno do rosto;
- Aparência jovial;
- Acabar com a gordura localizada.
Radiofrequência estética contra a gordura localizada
Como já dissemos aqui as radiações eletromagnéticas penetram na pele chegando até as células de gordura. Com a elevação da temperatura para 42 ºC as células se rompem eliminando a gordura localizada.
Apesar da radiofrequência estética trazer resultados incríveis as células de gordura ficam localizadas intersticialmente, ou seja, entre as células. Para que o resultado seja definitivo e duradouro é preciso focar nos exercícios físicos, alimentação saudável e através da drenagem linfática.
Uma das dúvidas mais frequentes quanto a esse tratamento é sobre a flacidez da pele. Devido ao aumento da produção de colágeno do músculo graças a radiofrequência a pele ficará firme bem longe de ficar flácida devido ao emagrecimento.
Conclusão
A radiofrequência estética é uma técnica incrível e que está presente nos mais tecnológicos equipamentos.
Para ter a melhor experiência estética é preciso ter os melhores equipamentos. Os benefícios são inúmeros e junto com uma boa alimentação e exercícios regulares os resultados serão incríveis.