Como ter sucesso na agenda de laser?
Planejar sua agende de qualquer equipamento não é uma tarefa fácil. Desde a etapa de captar o cliente, fidelizá-lo e realmente manter exige paciência e dedicação.
Imprevistos acontecem, e nem sempre as sessões saem como planejado, prejudicando seu faturamento.
Continue a leitura para obter estratégias de divulgação em sua agenda de depilação a laser. Além disso, entender os principais motivos que fazem seu cliente procurar um concorrente.
1. Como ter sucesso na agenda de laser: conheça bem a tecnologia escolhida e o perfil do público
Dentro do mercado da beleza existem diversos tipos de lasers, cada um com sua particularidade e especialidade. Os mais utilizados são: o de diodo, o alexandrite e o nd yag. Para complementar, temos também a depilação a led, que vem ganhando bastante espaço nas clínicas.
Caso você esteja iniciando no ramo, o ideal é escolher um com ótimo custo-benefício e optar pela locação. Em seguida, realizar um treinamento teórico e prático. Os clientes sempre irão procurar profissionais capacitados, para ter bons resultados e sem riscos de queimaduras, por exemplo.
2. Analise bem a empresa que irá locar o equipamento
Existem muitas falsas empresas fornecendo equipamentos não autorizados pela Anvisa. Sempre confira todos os detalhes: se possuem CNPJ, registro de fabricante, número de Anvisa e série, e também laudos de manutenção.
Todo aparelho deve passar por revisões periódicas. Outro ponto, é observar o processo de logística para evitar atrasos no dia do laser.
3. Como ter sucesso na agenda de laser: invista nos meios de divulgação corretos
Atualmente, divulgar seu negócio por mídia impressa está bem ultrapassado. O meio digital conquistou o marketing.
As redes sociais são poderosas ferramentas de comunicação da atualidade, pois, permite que você tenha contato direto com os usuários e clientes. Você irá implementar sua marca e deixar seu territótio registrado na mente do cliente.
Através dessas plataformas, você pode não só divulgar os seus serviços, mas os seus clientes também. Ou seja, você terá a ajuda deles para ampliar a autoridade do seu negócio na web.
Quando clientes fazem comentários e reviews positivos sobre o seu negócio, automaticamente outras pessoas acabam tomando conhecimento dele. Principalmente se fizer parcerias com digital influencers.
Os patrocínios nas redes sociais tem um custo bem baixo, e você consegue segmentar e alcançar clientes novos de maneira rápida. Existem também apps gratuitos para você criar suas artes e direcionar seus serviços.
E por último, não menos importante, planejar sua agenda com antecedência ajudará muito na sua rotina.
4. O que faz o cliente me trocar pelo concorrente?
A resposta para esta pergunta nunca é totalmente certa. Existem muitos fatores que podem levar a perda de algum cliente. Mas nunca é impossível recuperá-lo.
Lembre-se que não é necessário “copiar” o que seu concorrente faz. Afinal, você precisa de autenticidade para sua marca ser única.
Cobrar um preço exorbitante ou muito barato irá te prejudicar. Leve em consideração todos os custos e a margem de lucros.
Outra possível razão para perder clientela, é o tópico já citado sobre equipamentos. Alugar tecnologias ruins, que sempre vão falhar nas sessões é muito frustrante. Estar sempre remarcando as sessões desanima muito seu cliente. Por isso reforçamos novamente: alugue de empresas sérias e comprometidas.
Nunca faça promessas milagrosas. Coloque na cabeça de seu cliente que o laser é um tratamento, e deve-se respeitar os prazos das sessões e outros critérios. No final, o resultado vale muito a pena.
Sempre influencie o cliente a não interromper o tratamento, já que é um problema que atrapalha tanto a agenda como os lucros. Se precisarem desmarcar, peça que o avisem com antecedência.
5. Conclusão
Seguindo todas essas dicas, com certeza você terá muitos clientes fiéis e agenda completa. Essas estratégias se aplicam tanto para depilação a laser, como qualquer outro tratamento. 😉
Gostou? Deixe sua opinião abaixo. Leia também um artigo sobre a importância da ergonomia para o profissional de estética.